terça-feira, 7 de julho de 2009

HDA Intel no Ubuntu 9.04

O objetivo deste post é configurar corretamente o componente Alsa em notebooks com placa de hda (High Definition Audio Controller) intel para corrigir o mal funcionamento de fone de ouvido e microfone, por exemplo. Ocorre com alguns notes como Toshiba, alguns Dell, alguns Acer, Lenovo e no meu caso um Positivo W98. A versão Alsa mais recente encontra-se no site do projeto: www.alsa-project.org

Primeiro vamos instalar as dependênicas e os headers do kernel para podermos compilarmos sem maiores surpresas.
Copie e cole no terminal:

$ sudo aptitude install build-essential libncurses-dev gettext xmlto xmltoman linux-headers-`uname -r`

Ps.: O uname -r vai pegar a versão correta do seu kernel. Fique tranquilo.

Abaixo os links dos componentes necessários mais atuais no momento em que escrevo.

Driver
alsa-driver-1.0.20.tar.bz2


Bibliotecas
alsa-lib-1.0.20.tar.bz2


Utilitários
alsa-utils-1.0.20.tar.bz2


Se você fez o download dos arquivos na pasta ~/Desktop. Descompacte os arquivos:

$ sudo mkdir -p /usr/src/alsa
$ cd /usr/src/alsa
$ sudo cp ~/Desktop/alsa* . (não esqueça do ponto'.')
$ sudo tar xjf alsa-driver*.bz2
$ sudo tar xjf alsa-lib*.tar.bz2
$ sudo tar xjf alsa-utils*.tar.bz2

Vamos seguir a ordem driver, lib e utils.

Configurando driver

$ cd alsa-driver*
$ sudo ./configure --with-cards=hda-intel --with-kernel=/usr/src/linux-headers-$(uname -r)

Compilando driver:
$ sudo make

Instalando driver:
$sudo make install

Idem para as bibliotecas:

$ cd ../alsa-lib*
$ sudo ./configure
$ sudo make
$ sudo make install

mais uma dependência:
$ sudo apt-get install libncurses5-dev

Idem para os utilitários:

$ cd ../alsa-utils*
$ sudo ./configure
$ sudo make
$ sudo make install

Reinicie e teste. Para mim funcionou numa boa. Mais informações do projeto Alsa.

4 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado pelo tutorial. Eu já havia tentado instalar o alsa e não conseguia de jeito nenhum. Como resolveu o problema do som no meu netbook, indiquei o workaround no meu blogue (contrasenso.wordpress.com).

Unknown disse...

Tenho um LG LW60 Express e resolvi o problema com a seguinte dica:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=326294

.Remover icon de som do painel
.Ir a Sistema->Administracao->Monitor de Sistema->Processos->PulseAudio (Matar Processo)

Consola:
sudo su
rmmod snd-hda-intel
modprobe snd-hda-intel model=minimal

Run "alsamixer" and unmute (hit "m" over the channel) the PCM, Center and LFE channels.

speaker-test -c2

sudo gedit /etc/modprobe.d/alsa-base

adicionar
options snd-hda-intel model=minimal

Em alguns sistemas pode ser :

echo options snd-hda-intel model=minimal > /etc/modprobe.d/snd-hda-intel.modprobe

ou (openSuse11)
echo options snd-hda-intel model=minimal > /etc/modprobe.conf

Márcio José da Silva disse...

Marcio

Valeu cara funcionou depois de 15 eu tentando botar meu som pra funcionar, conseguir ache este post teu fiz o procedimento e funcionou. Parabens.

Meu notebook: acer aspire 5315-2142
Ubuntu 9.0.4

Unknown disse...

Parabéns pelo post, excelente mesmo!

Resolveu meu problema 2 vezes:
:: Há um tempão atrás quando formatei meu note e instalei o Ubuntu pela primeira vez e estava sem driver de áudio.

:: E hoje, porque depois que baixei e instalei as atualizações automáticas ontem, deu algum pau e fiquei sem som de repente. Fiz a instalação novamente seguindo seu tutorial e viva!!! Voltou o áudio!! xD

Meu note:
Pavilion dv5, hd sata II 320GB, 4gb, core2duo 2Ghz.